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Como o design da criação de site pode influenciar no marketing?

O design na criação de sites está intrinsecamente ligado a um conjunto de técnicas e manejos estratégicos de elementos que se utilizam para criar algo com personalidade, com vida, com identificação. Quando aplicamos o design à criação de site, estamos nos referindo principalmente ao layout, à usabilidade e ao branding. O design de um site pode ser desenvolvido a partir de uma boa ideia, mas principalmente, ele é fruto da carga de experiências de profissionais que trabalham e se dedicam a anos nesta área. Todo esse trabalho, não só é essencial para o sucesso da criação de site em si como também influencia no marketing digital da empresa.

Influências do design de criação de site no marketing

O design é uma peça chave das estratégias de marketing digital. Um projeto bem elaborado pode fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio. O design na criação de site é tão importante quanto todos os outros elementos de um site. E não é só porque a primeira impressão que você dá com o seu site é a única que uma pessoa vai ter, e sim porque o design é responsável por oferecer uma experiência agradável enquanto os usuários navegam, logo, o design é um dos motivos que mantém o usuário ativo em um site, sendo assim um grande responsável pelo engajamento dos visitantes e consecutivamente pelo retorno comercial.

Capriche na identidade visual dura a criação de site

A parte visual é indispensável, é com a identidade visual que se transfere personalidade a uma marca. Enquanto o marketing estabelece as ideias, o que se deve informar, pontuar, quem se deve atingir, o que se deve aparentar o design usa das cores, formas, elementos, tipografias e todas as suas demais ferramentas para que a identidade visual indique estas ideias de forma clara. É um trabalho em conjunto entre o marketing, design, e a criação de site, ambos influenciam um ao outro.

O design do site se dá a partir da identidade visual de uma marca, geralmente ambos não são criados ao mesmo tempo, quando uma marca busca pelo serviço de criação de site ela geralmente já possui identidade visual, e assim cabe ao profissional adaptá-la ao design do site, tendo em mente todas as estratégias do marketing. A identidade visual deve ser aplicada com atenção a cada detalhe, com capricho e nunca com exagero, cada design para cada tipo de ‘peça” tem suas peculiaridades, a aplicação de uma identidade visual em uma criação de site é completamente diferente do que a aplicação em um panfleto, outdoor ou em uma embalagem, segue princípios e regras de usabilidade diferentes.
E ao depender de como essa aplicação for feita na criação de site, pode trazer efeitos contrários, o mau design pode influenciar negativamente em todas as estratégias de marketing, se mal aplicado é capaz de informar completamente o oposto do que foi tratado nas estratégias, comunicar-se com público errado e de forma errada, uma única imagem no lugar errado, editada da forma errada pode causar grandes problemas, principalmente dentro de campanhas, onde se investe fortemente para atingir um número grande de usuários.

As animações na criação de sites

A animação na é parte da nossa vida. É um dos elementos que aparecem por todo lado, de forma a criar e estimular nossas emoções. Na criação de sites, ela oferece uma experiência mais descontraída ao usuário. Porém, é importante entender que o seu uso exagerado pode causar empecilhos na usabilidade do site, assim, consecutivamente também para o marketing. Nada no design deve ser adicionado unicamente por questão de beleza e sim de funcionalidade, cada elemento deve ter uma tarefa.
As animações na criação de sites, são uma ótima maneira de informar os usuários sobre os demais serviços e produtos, mas é necessário muita atenção e cuidado ao usá-las, pois, se mal projetadas podem atrapalhar a experiência do usuário e impactar negativamente nas taxas de conversão. Antes de adicionar qualquer animação na estrutura de uma criação de site, deve se levar em consideração alguns pontos como:

A animação é funcional? ou apenas estética? Todas as animações precisam seguir alguma função.
A animação é direta? ou seja, repassa uma mensagem de forma clara? Ela é objetiva, em relação a sua função? O usuário consegue fazer uma leitura desta animação?
A animação pode levar o usuário a distração? Como, por exemplo, atrapalhar em uma leitura importante? Se sim, é melhor descartá-la, ou escolher outra seção para ser posicionada.
A animação condiz com a identidade visual do site? harmoniza com as cores e outros elementos? As animações não podem fugir da ideia de identidade visual, pois poderá causar uma percepção negativa, como de uma de página “poluída”

Carregamento rápido das páginas

O tempo de carregamento é o tempo que os usuários esperam para a página principal começar a renderizar, então é tudo sobre a velocidade e estabilidade do site, no entanto, nem sempre é fácil controlá-lo. Um site com um grande número de fotos, animações, muitos plugins e scripts, ou um site baseado em várias imagens de referência podem causar problemas consideráveis em relação ao tempo de carregamento. O tempo de carregamento é uma variável importante no design e pode tanto atrair como afastar os clientes, cada vez mais, e com o avanço da tecnologia e plataformas cada vez mais rápidas, os usuários vêm se tornando menos tolerantes na hora de lidar com pausas longas. Um site com carregamento lento, pode ser uma ótima desculpa para que um usuário desista de navegar, e feche a página, fazendo com que todas as estratégias de marketing preparadas no site para essa visita, sejam jogadas fora.

Responsividade para os dispositivos móveis

O objetivo de uma campanha de marketing digital é, sempre, alcançar as massas. Quando esta campanha é elaborada estrategicamente para um site, alguns pontos devem ser reavaliados, para se atingir êxito, um deles é a responsividade do site. Um site responsivo é aquele que se adapta tranquilamente, sem quebra de páginas e com margem corrigida a qualquer dispositivo, seja ele computadores de mesa, com tamanhos diversos, notebooks, tablets e smartphones.

A responsividade de um site está diretamente ligada às taxas de conversões, porque apenas com um site responsivo a equipe terá certeza de que o site atende ao máximo sua audiência. Para que tudo esteja alinhado, cabe à equipe de design elaborar um layout adaptável, ou até mesmo elaborar um layout próprio para os dispositivos móveis.

Legibilidade e Fontes na criação de sites

Dentro de um site um dos elementos que mais se repetem, obviamente são as tipografias, mas conhecidas como fontes, letras, tipos, enfim. Afinal, um site possui muito conteúdo textual, títulos, subtítulos, pouquíssimas coisas são informadas a partir de animações e imagens, em suma maioria, as tipografias possuem maior relacionamento com o usuário do site, pois eles passam o maior tempo, lendo os conteúdos, as propagadas, as chamadas de ações que foram criadas a partir de estratégias de marketing. Tendo isso em mente, o design durante a criação de sites deve seguir alguns requisitos quando o assunto é tipografias, que irão auxiliar nas estratégias de marketing, ou pelo menos, não atrapalhar:

Siga estes passos a em relação a legibilidade e fontes para não ter erro durante criação de site :

Legível, ou seja, fácil de ler, sem arabescos, opte por letras que proporcionam uma leitura tranquila, rápida, fluida. Fontes simples são melhores que fontes complicadas.
Planeje a arquitetura da informação. Não fuja da diagramação, das com margens, espaços entre linhas, entre letras. Todos estes pequenos cuidados, permitiram um conforto maior durante a leitura. Texto fora do lugar, dá a idéia de “bagunçado” para o leitor, o que pode ser péssimo.
Tamanhos coerentes, nada de letras gigantescas, ou minúsculas, deve-se seguir os padrões corretos para uma boa leitura de página.
Seguir o padrão horizontal. Em sites alternativos é passível de reinventar as posições, mas em sites institucionais, profissionais o mais correto é seguir uma digitação de forma horizontal, padrão, nada de frases ou textos de ponta cabeça, invertidos, isso só atrapalha o leitor convencional.

Podemos concluir que, o design de um site é muito mais do que harmonizar elementos bonitinhos, ele é função. E a forma pela qual cada elemento é apresentado influenciará drasticamente nas estratégias de marketing. Se esta influência será positiva ou negativa, dependerá da expertise dos profissionais envolvidos, o norte, agora você já tem!

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